Bem-vindo ao site da APÓS-FURNAS

Bem-vindo ao site da APÓS-FURNAS

A doença dos Planos de Saúde

Inacreditável ! O Plames Executivo ficou mais barato que o Básico

Em maio, tomamos conhecimento da tabela de reajuste do PLAMES para 2022. Apesar de todas as explicações e justificativas técnicas divulgadas pela FRG, os aumentos caíram como uma bomba em cima dos assistidos, tornando o que já estava difícil em uma enorme aflição.

Mesmo entendendo o momento econômico difícil que estamos passando, e reconhecendo as tentativas da FRG de criar alternativas de sobrevida ao PLAMES, os altos valores das mensalidades vão acabar inviabilizando a permanência de muitos de seus participantes.

As dificuldades oriundas da inflação médica, número reduzido de participantes e média de idade avançada, são agravadas por decisões políticas e econômicas desastradas do Governo, que acabam impactando nos planos de saúde, tirando qualquer possibilidade de mantê-los sustentáveis.

Há cerca de 10 anos, publicamos neste informativo (O ELO nº 148/12 e nº 153/13) dois editoriais manifestando nossa preocupação com o futuro do PLAMES e cobrando, inclusive, a implantação de uma nova concepção de plano de saúde, mais adequado e acessível aos assistidos.

Na época, a APÓS-FURNAS participou junto com outras associações de aposentados do sistema Eletrobrás – APEL, AAPE, APOSEN e APOSCHESF – da tentativa de implantação do projeto AMAP – Apoio Médico aos Aposentados e Pensionistas das Empresas do Sistema Eletrobrás, que unificaria os sistemas de saúde dos assistidos destas empresas. Infelizmente o projeto não foi adiante, a despeito de todos os esforços deste grupo.

Reiteramos que é imprescindível a reconstrução do modelo de planos de saúde da Real Grandeza.

Para dar certo, é preciso uma ampla discussão da FRG com seus assistidos, através das entidades representativas, como a APÓS-FURNAS, ASEF, Sindicatos e CAEFE. Precisamos fazer um diagnóstico acurado das reais condições dos planos e construir soluções através de um diálogo contínuo, honesto e transparente.

Caso contrário, o PLAMES correrá o sério risco de desaparecer num prazo menor do que imaginam seus participantes.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais

Posso ajudar?