Íntegra do documento distribuído via Whatsapp que, até 01/11/2024, ainda não havia sido confirmado pela Real Grandeza
Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2024.
CTA – VGC – 02078/2024
Ao Senhor
Sérgio Wilson Ferraz Fontes
Presidente
Real Grandeza Fundação de Previdência e Assistência Social – FRG
Rua Mena Barreto no 143, Botafogo
22271-100 – Rio de Janeiro – RJ
Assunto: Projeto de Otimização da Previdência das Empresas Eletrobras
Prezado Presidente,
Gostaríamos de convidá-los a fazer parte de um movimento histórico: o Projeto de Otimização da Previdência das Empresas Eletrobras. Acreditamos que implementar este projeto em parceria e com transparência nos debates, no mapearnento de ações e na execução, garantirá não só a racionalização de custos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) patrocinadas pelas Empresas Eletrobras, mas também trará reflexos diretos no aumento da poupança previdenciária de participantes, aposentados e pensionistas.
Importante destacar que, em função da reorganização administrativa da Eletrobras e das suas Ernpresas, otimizar e racionalizar a gestão dos planos de previdência é prioritário. O objetivo é beneficiar seus empregados participantes, aposentados e pensionistas, fortalecendo a govemança e aproveitando o potencial existente para alcançar significativas economias de escala e escopo.
A Eletrobras e suas Empresas, na qualidade de patrocinadoras, expressam ao Conselho Deliberativo da Real Grandeza a intenção de criar urna nova EFPC. Esta nova entidade abranger não apenas os planos de previdência administrados pela Real Grandeza, mas também os planos administrados por outras EFPC patrocinadas pelas demais Empresas Eletrobras.
Consideramos que a incorporação da Real Grandeza pela nova EFPC a ser criada resultará em rnaior retorno para os participantes e assistidos, pois a união das operações permitirá otimizar recursos como investimentos, infraestruturas, tecnologias, entre outros.
A Eletrobras e suas Empresas entendem ainda que o movimento de incorporação é o que causará menor impacto para a Real Grandeza, pois as adequações necessárias serão realizadas de forma faseada e estruturada, observando todas as atividades da Fundação, com cuidado e respeito aos seus participantes ativos, inativos e pensionistas.
Diante disso, solicitamos um posicionamento formal do Conselho Deliberativo quanto à participação da Real Grandeza no Projeto de Otimização da Previdência das Empresas Eletrobras até o dia 31.10.2024.
Na hipótese de o Conselho Deliberativo da Real Grandeza, no legitimo uso de suas atribuições, não apresentar Interesse na proposta, considerando a data limite de 31.10.2024, a Eletrobras e suas Empresas seguirão com o desenvolvimento do Projeto de Otimização da Previdência, pedindo a cisão e transferência de gerenciamento dos seus planos de previdência para outra EFPC patrocinada pelas Empresas Eletrobras.
Caso a Real Grandeza aceite participar do Projeto, solicitaremos que ela indique representantes para integrar o grupo de transição. A Fundação receberá ainda informações adicionais sobre govemança, processos, estrutura, gestão dos planos entre outros e poderá trazer ponderações que enriqueçam os debates.
Certos de que contaremos coma participação da Real Grandeza no Projeto de Otimização da Previdência das Empresas Eletrobras, agradecemos antecipadamente pela colaboração.
Para quaisquer esclarecimentos adicionais ou eventuais contatos, por favor, conte com a Gerência Executiva de Previdência, Saúde e Benefícios o a Gerência de Previdência da Eletrobras (previdencia.eletrobras.com).
Atenciosamente,
Renato Costa Santos Carreira
Vice-Presidente de Gente, Gestão e Cultura