A pandemia deixou todo mundo meio fragilizado, e esse é o ambiente ideal para vigaristas se aproveitarem.
Há muitos casos de contatos falsos de bancos, operadoras de telefonia ou TV paga, e todo tipo de instituição que visam obter seus dados bancários e pessoais.
Esses golpes estão cada vez mais sofisticados e realistas. Por isso, desconfie de qualquer comunicação externa que envolva seus dados pessoais, operações bancárias, senhas ou até recarga de celular.
- Se algum parente ou amigo lhe pedir dinheiro via WhatsApp, desconfie! O WhatsApp está sendo clonado.
- Se algum banco ou operadora de TV ou telefonia ligar para você, nunca forneça número de cartão, conta ou qualquer senha.
- Se disserem para você ligar para a sua agência bancária ou para o número que está no verso do seu cartão, faça isso de outro aparelho celular. Nunca da linha fixa.
- O INSS nunca pede para você se recadastrar por telefone. É golpe! Você só pode se recadastrar ou fazer prova de vida na sua agência bancária.
- Verifique cada boleto que você vai pagar, para ver se não é falso. Bandidos estão imprimindo boletos idênticos aos originais, só mudando a conta de depósito. Se puder, coloque todas as suas contas fixas em débito automático. E desconfie de qualquer segunda via que chegue pelo correio.
- Ofertas muito vantajosas (preços com descontos excepcionais, ser sorteado em algo que você não se inscreveu etc.) também são prováveis golpes.