Bem-vindo ao site da APÓS-FURNAS

Bem-vindo ao site da APÓS-FURNAS

Alzira Silva de Souza

Uma mulher especial: nossa lutadora incansável

Alzira tinha uma citação favorita:
“Quando se sonha só, é apenas um sonho, mas quando se sonha com muitos, já é realidade. A utopia partilhada é a mola da história.”
D. Hélder Câmara

ALZIRA SILVA DE SOUZA é provavelmente a pessoa mais conhecida de várias gerações que passaram por FURNAS – e depois pela ELETRONUCLEAR.

Seu engajamento em atividades que visavam o bem-estar coletivo era amplo: desde o trato carinhoso com cada pessoa que buscava sua ajuda, quanto pela firmeza nas grandes ações políticas e jurídicas que empreendeu.

Fundadora da CECREMEF, foi quem viabilizou o primeiro programa de atenção à saúde em FURNAS, ainda na década de 1960, embrião do Departamento de Saúde da Empresa. Foi presidente da cooperativa nos seus momentos mais difíceis – em 1972 quando a empresa criou a Fundação e condicionava a adesão (obrigatória) dos empregados ao desligamento daquela entidade. Em uma Assembleia que ficou aberta por 30 dias, garantiu a sobrevivência da Cooperativa e liderou seu crescimento vertiginoso até 1987, quando deixou a presidência.

Mas ainda em 1984, cedeu uma sala para Geraldo Moreira e Anísio Alegria rascunharem os primeiros esboços do que seria a APÓS-FURNAS. E logo ao se aposentar, associou-se e foi eleita Conselheira Deliberativa da Associação.

Em 1992, foi eleita Diretora Presidente da APÓS-FURNAS, sucedendo Murillo Gomes Paes Leme, atuando neste cargo até 1996.

D. Alzira lembrava que os primeiros associados viam na APÓS-FURNAS uma continuação da Empresa, onde até a organização hierárquica era replicada. Ex-Diretores, ex-Superintendentes, ex-Chefes de Divisão, ainda não tinham percebido que – agora aposentados – seus interesses eram os mesmos de todos os demais aposentados.

Ela democratizou a Associação e isso triplicou seu Quadro Social. E criou a Diretoria Social, visando atender às necessidades pessoais dos associados.

Foi uma grande lutadora em defesa dos aposentados e pensionistas dentro da APÓS-FURNAS, como Conselheira Deliberativa, Diretora Presidente, Diretora Social e Conselheira Nata, e dentro da REAL GRANDEZA, como Conselheira Curadora e Diretora-Ouvidora. Defensora intransigente da Fundação Real Grandeza contra ações ou decisões prejudiciais à Entidade, e não menos atuante na defesa de FURNAS.

D. Alzira nos deixou recentemente, mas o exemplo de ética, coragem, sabedoria e competência permanecerá vivo, assim como nossa admiração, gratidão e saudade.

Obrigado, D. Alzira, por tudo.

Diretoria Executiva
Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal
e todos os amigos e colaboradores da

APÓS-FURNAS

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais

Posso ajudar?